Skip to content

Afinal, o que faz um Analista de Mídias Sociais?

October 19, 2009

Bom, gostaria de dar a minha contribuição profissional sobre o texto do André. Vi neste post, a oportunidade de esclarecer melhor o que é ser um Analista de Mídias Sociais, pelo menos, baseada na experiência que adquiri após um ano e meio atuando nesta área.

Concordo que existam “Analistas de Mídias Sociais” que sejam nada mais, nada menos, que websurfers mal remunerados ou “garotos de seeding”, que passam metade do dia selecionando comunidades para fazer control c + v até os dedos formarem calos. Esta, felizmente, não é a realidade de todos os analistas e das agências sérias que trabalham com Mídia Social. Isto é um simples reflexo de agências ou empresas que não entenderam o que está havendo com o mercado e com as novas tecnologias.

Antes de mais nada, o Analista precisa ser um comunicador:

Muitas agências, inicialmente, abriram vagas sem distinção de formação e deram oportunidades a blogueiros ou pessoas de qualquer área acadêmica que fossem apaixonadas por internet para exercer o cargo. Isso traz vantagens e desvantagens: pessoas familiarizadas com o meio têm bom networking e intimidade com as ferramentas, em geral, são habituadas com a linguagem/abordagem que cada canal necessita. No entanto, não têm conhecimentos suficientes de análises de mercado, bechmarking, planejamento de campanhas baseadas em estratégias de marketing, processo de decisão de compra, entre tantas outras teorias que fazem diferença na aplicação da prática.

Precisa entender o comportamento do consumidor:

Fazer uma longa pesquisa sobre o público, sobre a relação dele com a marca, campanhas anteriores, análise da concorrência, possíveis erros de percurso, novas abordagens etc. Devorar dados do mercado e de institutos de pesquisa, acompanhar redes sociais em ascensão independente do gosto pessoal, saber o que está rolando na TV aberta (sim, você é um Analista de Mídias e o público consome todas elas), absorver a teoria da melhor forma possível, seja comprando livros, indo a palestras, lendo blogs, ouvindo podcasts, mas se informando e renovando conhecimentos a todo instante.

Precisa ser criativo e ágil:

Muitas campanhas pedem a criação de personagens, definição de abordagem e linguagem, e muitos analistas ficam na linha de fogo entre consumidores satisfeitos e insatisfeitos, respondendo pela marca.

A responsabilidade de “ser a marca” em uma rede social é GIGANTESCA. A reputação de uma marca que se constrói durante anos, através de campanhas de publicidade e relacionamento, de repente, está exposta ali nas mãos de um Analista em uma conta no Twitter. Um passo em falso, uma atitude impensada pode colocar tudo a perder, ou pelo menos, fazer um bom estrago.

Precisa ter visão e conhecimento estratégico:

Atualmente, as empresas que abriram canais de comunicação nas mídias sociais estão se deparando com as mudanças que esses canais podem demandar em sua estrutura. Críticas e insatisfações que levariam meses para chegar ás mãos de um gestor podem ser rapidamente identificadas e repassadas através dos relatórios de ação e monitoramento. Elas não substituem o trabalho de um instituto de pesquisa, mas mostram um reflexo claro de um rastro de pólvora que pode se alastrar rapidamente em milhares de comunidades e twitts. Resumindo, o papel do Analista também é identificar ameaças e oportunidades e colocá-las da forma mais adequada para os clientes.

Conclusões

Toda regra tem sua exceção. Me considero uma boa Analista, conheço e já trabalhei com alguns bons Analistas e pretendo continuar levando este cargo na minha carteira de trabalho por uns bons anos. Amo o que faço, tenho orgulho de cada aula assistida nos quatro anos de graduação e dois de pós, das marcas que me permitiram aprender um pouco mais sobre o comportamento do consumidor e das agências que me deram oportunidade de trabalhar nesta área. O mercado é novo, o contexto e novo e acho que não cabem generalizações. Existem bons publicitários e maus publicitários, boas agências e más agências, bons gestores e gestores de merda (perdoem o termo). Cabe a nós, que estamos começando na área, buscar as melhores práticas, contribuir para o crescimento do mercado e tentar fazer o melhor.

=============

Para ler mais posts meus, conheça meu novo blog: www.missmoura.com. Lá, você vai encontrar outros posts interessantes como “Cargos e salários de mídias sociais”. Para notícias rápidas sobre o mercado, conheça a fan page do Social Media Storyteller.

Advertisements
41 Comments leave one →
  1. October 19, 2009 7:37 pm

    Perfeito!
    Como sempre, @missmoura dando aula sobre mídias sociais!
    Tudo a ver com a discussão que rolou/está rolando aqui, onde está a minha opinião sobre o assunto.

    Nem generalizações, nem rótulos: todos somos aprendizes.

    • October 21, 2009 8:28 pm

      Marisa, li o debate indicado. Muito interessante. No entanto, o autor ainda cai naquela pegadinha de “para trabalhar com mídias sociais não existe formação”. Eu, particularmente, ainda acredito que a Comunicação seja a formação ideal. Vejo as mídias sociais como mais uma mídia a ser trabalhada pela Publicidade. Só temos que ter conhecimento de causa pra isso.
      Abs;

  2. Paula Santos permalink
    October 19, 2009 8:47 pm

    Finalmente! Agora sei o que um analista de mídias sociais faz e qual as competências que ele deve possuir. Parabéns Miss Moura e vou continuar acompanhando seus posts e twitadas. Venha palestrar em Sampa, por favor.

    • October 21, 2009 8:26 pm

      Oi, Paula;
      Segunda pessoa que me diz isso em uma semana (sobre palestras em SP). Só me faltam convites 🙂
      Beijos e obrigada pelo comentário.

  3. leobraganca permalink
    October 19, 2009 8:55 pm

    Patrícia, gosto demais dessa sua visão amarrada (espero que não se solte nunca) à teoria, aos princípios do que no fundo tudo isso representa: Comunicação.

    Quando vejo empresas ainda resistentes às mídias sociais, imagino que a preocupação delas seja exatamente em pensar que suas marcas estarão em mãos não tão responsáveis, o que é um erro. Acho que até as empresas que acreditam em MS têm algum medo, pois a comunicação digital ainda não é 100% integrada com a “tradicional”.

    Quanto ao Andre, ele nunca faria a gracinha de “antropólogo da web” se já tivesse lido um Jean Baudrillard, ou Roberto DaMatta, o que for. Olha, no meu primeiro dia de aula, o então diretor da ESPM Rio, Withaker Penteado, falou que nosso diferencial no mercado seria a filosofia, a antropologia, a lógica. Eu ri, virei as costas, confesso. Mas quando abri meus olhos a isso, vi um mundo à minha frente. E tenho muita pena de quem não quer enxergá-lo.

    E sobre os maus profissionais, eles existirão em qualquer lugar. Assim como os aproveitadores, que estão aos montes por aí, especialmente neste meio que você conhece como poucos. Adorei o post, repita a experiência sempre!

  4. October 19, 2009 9:14 pm

    Muito bacana! Esclareceu muita coisa!

  5. October 20, 2009 12:04 am

    Excelente explicação sobre o que é ser um analista de mídias sociais. Pra ser sincero a melhor que já vi até o momento. Parabéns!

  6. October 20, 2009 5:26 pm

    Realmente ótimo o texto me esclareceu bem, e tirou algumas dúvidas básicas que tinha quanto a isso.

    Parabéns!

  7. Tornich permalink
    October 20, 2009 5:42 pm

    parabéns, e concordo TODOS SOMOS APRENDIZES E SEMPRE SEREMOS, humildade nunca é demais em qualquer meio.

  8. October 21, 2009 8:42 pm

    Com certeza @missmoura você é uma das melhores profissionais da área, te acompanho no twitter e vi reclamações contra este cargo de analista de redes sociais, também estou trabalhando na área, várias pessoas não entendem essa área e criticam sem por pura ingnorância ! com certeza esta profissão vai crescer e ter reconhecimento

  9. andyzeo permalink
    October 22, 2009 5:54 am

    muito bem pontuado Pat. ainda quero continuar a discussão no meu blog, acho que no geral para se trabalhar em alguma coisa tem que se ter conhecimento.

    E a gente sabe que tem que escrever essas coisas pq tem muito picareta por aí, mas né, competência é a melhor advogada.

    Avante! 🙂

  10. October 27, 2009 1:42 am

    Vivemos numa nova “Revolução Industrial”, só que de pessoas! Empresas ainda não entenderam que websurfers não possuem didática em comunicação para falar por uma empresa num perfil do Twitter! A formação é mais do que necessária, mas claro que, como em qualquer área, há exceções.
    Como você mesmo disse, estamos todos aprendendo. O mercado muda a cada dia e o consumidor fica mais exigente, esclarecido e somente uma boa comunicação une esses elos!

    Muito feliz de ler esse seu artigo! Potencial, paixão e formação você tem de sobra!
    Boa sorte e parabéns pelo artigo!

  11. thathavb permalink
    October 27, 2009 4:14 pm

    Oi MissMoura!

    Muito bom esse texto, gostei mesmo!
    É bom deixar claro que Analista de Mídias Sociais não é qualquer pessoa que goste de Internet, é muito além disso!!

    Valeu mesmo!

    E venha a Petrópolis fazer uma palestra na Estácio!!! 😉
    topa? topa? pq nao!!??

    hehe, beijos
    @thathavb

  12. November 14, 2009 4:55 am

    Oi missmoura, só vi o link para meu texto hoje. Sei (ou espero!) que o seu não era direcionado a mim – queria esclarecer que eu sei, sim, qual é a função de um analista de redes sociais de verdade, e que não quis desmerecer os profissionais sérios que atuam nessa área, muitos deles meus amigos.

    Meu texto, como espero que dê pra perceber, foi uma tentativa de fazer humor com essa história de acharem que a profissão é análoga à Sociologia ou Antropologia, e a triste banalização, que costumo comparar com o que era o webdesigner uns anos atrás – com tanto picareta no mercado, fica difícil saber quem é realmente um profissional e quem coprou aquele tutorial de FrontPage por 10 reais na banca…

  13. January 22, 2010 5:45 pm

    Ola @missmoura
    estou entrando na área de midias sociais agora, mas a empresa onde eu atuo no momento e vc deve conhecer ja esta nessa área a algum tempo.
    Enfim recebi uma oportunidade de ingressar na área de Midias sociais, mesmo fazendo faculdade de administração, porem me interesso muito por redes sociais, comunicação on line, enfim a internet em si e a forma com que ela faz que nós pequenos serem conseguimos nos comunicar de forma facil, rapida e inteligente.
    Gostaria que você me desse algumas dicas para quem esta começando agora, tipo quase do zero, livros, links, videos, palestras e etc.
    Aguardo

    meu twitter caso queira se comunicar comigo
    @liviasalves

    BEIJOS

  14. Tha permalink
    February 20, 2010 1:06 pm

    oi missmoura, amei suas explicaçoes. gostaria que me desse uma diaca. Estou no segundo ano de comunicação social e amei as funçoes de um analista de médias. Minha pergunta é, vc acha que deve finalizar o curso com habilitação em jornalismo, ou publicidade e propaganda? Se quizer pode me add no seu msn para falar mais comigo.
    obrigaduuuuuuuuu bjs

  15. March 1, 2010 6:29 pm

    Belo post Miss, seu texto já virou referência para mim !

    Já havia o elogiado pelo twitter e resolvi passar por aqui e deixar o elogio publicado, pois twittadas o tempo leva, os comentários não 🙂

    Bjs

  16. Rodrigo Rezende permalink
    May 7, 2010 1:54 pm

    Ótimo texto!!
    Me considero um Analista iniciante, mas quando digo o meu cargo e o que faço ninguém entende. hehe….. Seu post foi bem esclarecedor para todos.
    Essa área ainda vai dar muito o que falar.

    Parabéns Patrícia.

    • February 3, 2011 12:48 pm

      Não só não entendem como fazem pouco caso…
      Sou profissional da área de TI, com graduação em gestão de negócios e atualmente me encontro as voltas com os dilemas da publicidade…

      Apreciei o texto, por esclarecer algumas dúvidas, e concordo com a busca das melhores práticas, em qualquer profissão!

  17. Laila Zucarini permalink
    July 20, 2010 12:16 pm

    E qual é a faixa salarial média de um analista de mídias sociais?

  18. Andy permalink
    September 17, 2010 7:39 pm

    E quanto ganha em média um profissional desta área? Qual é a prospecção de mercado para daqui a uns 5 anos?

    Aproveitando, parabéns, não só pelo conteúdo do texto, mas principalmente por estar muito bem escrito.

  19. Marcelo maciel permalink
    September 28, 2010 12:54 am

    Olá Patricia … parabéns pelo post. Sou analista de sistemas, sou professor, e tenho estudado muito sobre mídias sociais. Se possível, gostaria que você me respondesse por email, se um profissional formado em minha área posso me tornar um analista de mídia social. Tenho algumas dúvidas, e pelos seus post vejo que você é uma pessoa que poderia me ajudar. Tenho dúvidas se há necesidade de uma outra formação profissional como marketing ou publicidade? Posso com os conhecimento na área de informática trabalhar com mídias sociais? Por favor, gostaria que me ajudasse nessas dúvidas. Quais os primeiros passos que devo tomar? Meu email é marcelomultimidia@hotmail.com. Um abraço, Marcelo.

  20. Renata permalink
    October 20, 2010 7:12 pm

    Olá Patrícia,

    Sou Headhunter e estou em busca de um profissional de Mídias Sociais para atuar em São Paulo. Será que teria indicações para me passar?
    renata.mallouk@huntercg.com

    Grata

  21. Rafaela Gomes permalink
    December 17, 2010 12:13 am

    Olá Patricia! Parabéns pelo post e agradeço por ter colocado, porque graças à ele, eu agora entendi o que significa realmente analista de mídia… Coloquei como opção de curso no vestibular mas ainda tinha dúvidas sobre a minha escolha, mas agora percebi que acertei. Obrigada!

  22. February 7, 2011 12:54 pm

    bom dia!
    Estou buscando informações sobre essa área de atuação e gostaria de saber, qual sua formação?
    Na sua opinião, quais cursos (graduação, pós…) são indicados para iniciar a formação de um bom analista de mídias?
    muito obrigada!

  23. February 20, 2011 8:28 pm

    Parabens mas uma pergunta o analista ele pode ir alem daquilo que ele conhece como um observador de progresso numa ideia que muitos só ficam no nivel de condições sem ultrapassarem as paredes das redes sejam quem forem, não estou aqui querendo desanimar ninguem nem tão pouco me vangloriar de alguma coisa mas analista de fé vedem até a sombra como um colega meu me disse aquele ali ele é portugues e voçe sabe os portugueses vierão pra o brasil das suas coisas mal feita la no seu país então ele falei mas vierão aqui tambem os turcos o abid e o salim e esse colega me disse mas os turcos vedem até a mãe que consideração eles tem eu disse muita porque ele perguntou e eu respondi foi a vista.

  24. March 11, 2011 3:08 pm

    Tendo encontrado dificuldades em estagiar na área.

    Antonio Carlos de Lima-“Toninho Carlos”-III Semestre de Comunicação Institucional na Unicid.

  25. March 11, 2011 3:09 pm

    Curso o terceiro semestre de Comunicação Institucional na Unicid e estou inscrito em vários processos seletivos para estágio, porém não tenho obtido êxito.

  26. August 10, 2011 2:09 am

    Olá,

    Está perfeito o post mas sinceramente você como Analista de Midias Sociais não colocar um compartilhar básico em seu post foi de matar…poxa coloca um addthis mesmo..existe até um plugin do wordpress que você instala e perfeito. Palavras são importantes, conteúdo mais ainda….mas acima de tudo são as atitudes que contam. Da próxima vez que eu entrar espero já ver a opção de compartilhar ai no blog para divulgar este post ótimo que você fez! 😉

  27. November 11, 2011 1:42 am

    Adorei o post colocado.
    Trabalho como Analista também e vejo que realmente se faz necessario alguns critérios para ser uma Social Media.
    Reamente estamos hoje a frente de um mundo que ainda está por vir.
    Vamos embarcar nesta viagem da era digital e junto dela,temos que mostrar um bom profissionalismo para que isso não seja serviço pra qualquer um.temos que qualificar!
    Criei uma página no facebook para compartilhas idéias,assuntos relacionados com este,trocar informações e compartilhar inovações.A página se chama “Analista de Mídia e Redes Sociais”.
    Um abraço
    Quem quiser curtir a página e acompanhar ,vem nessa!

    http://www.facebook.com/analistademidiaeredessociais

Trackbacks

  1. A questão do seeding : ComRemix » CrisDias weblog
  2. Qual é o papel de um especialista em mídias sociais? | Blogcitário - o seu blog de publicidade, marketing, viral e guerrilha
  3. Mídias Sociais não são para qualquer um, entendam isso. | Um Passinho a Frente - Propaganda, Universo Geek, Tecnologia, Games, Cinema, Séries, Humor, Variedades
  4. Social Media – menos glamour, mais trabalho « Ana Kley
  5. Um Profissional a serviço das soluções « Na Íntegra
  6. Um emprego possível « Supernova
  7. A profissão do futuro: analista de midias sociais. Dá pra acreditar? | Apartamento 22
  8. Só a Internet não basta | Viés | O outro lado da rede
  9. Evolutiva Comunicação – 11 2386-3363 » Blog Archive » Qual é o papel de um especialista em mídias sociais?
  10. Afinal, o que faz um Analista de Mídias Sociais? | Gio INK

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: